Apresentação

O trabalho do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem fundamenta-se, desde seu início, nos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural em psicologia, mantendo sempre uma intensa interlocução com autores de outras áreas e filiações teóricas.

Dentre os principais temas tratados pelo Grupo, mais recentemente, destacam-se: questões relacionadas ao desenvolvimento humano e às diferentes formas e possibilidades de conhecimento; as relações de ensino em contextos de educação formal e não formal; processos de significação,processos discursivos; argumentação, surdez; emoção, memória, imaginação.

O Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem vem atuando na Faculdade de Educação da Unicamp desde 1987, com projetos de pesquisa ligados à docência e à pesquisa. O GPPL passou a integrar a lista dos grupos reconhecidos oficialmente pela Congregação da Faculdade de Educação da Unicamp em 1992.

Os professores envolvidos inicialmente no Grupo começaram a se articular em torno de temáticas de interesse comum, realizando estudos e discussões sobre problemas relacionados às principais tendências atuais em psicologia e às questões relativas à epistemologia da psicologia. As preocupações centrais nessa época diziam respeito ao desenvolvimento humano, ao pensamento e à linguagem, aos processos de significação, às relações de ensino, e ao processo de construção histórica do conhecimento.

O trabalho do Grupo fundamenta-se, desde seu início, nos pressupostos teóricos da perspectiva histórico-cultural de psicologia, mas mantendo sempre uma intensa interlocução com autores de outras áreas ou filiações teóricas.

Em acordo com os pressupostos assumidos, as discussões e os temas de estudo emergem e são problematizados na interseção de várias áreas de conhecimento, como a Filosofia, a Educação, a Sociologia, a Antropologia, os Estudos da Linguagem, a Semiótica. Desse modo, o campo de investigação se aprofunda e se adensa, desdobrando-se sempre em novas temáticas de pesquisa e focos de investigação.