Artigos

Ana Luiza Bustamante Smolka

SMOLKA, A. L. B.. A perspectiva histo-rico-cultural como orientac-a-o para a ana-lise do trabalho - desafios do trabalho pedagógico na contemporaneidade. HORIZONTES (EDUSF), v. 39, p. e021028, 2021.

DIAS, D. P. ; Smolka, A. L. B. . DAS (IM)POSSIBILIDADES DE SE ALFABETIZAR E INVESTIGAR EM CONDIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 14, p. 228-244, 2021.

TOASSA, Gisele; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. VIGOTSKI E LEONTIEV: DE MEMÓRIAS E SENTIDOS. Cad. CEDES,  Campinas ,  v. 40, n. 111, p. 109-113,  ago.  2020 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200109&lng=pt&nrm=iso>. 

ANDRADE, Joana de Jesus de; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante Reflexões sobre desenvolvimento humano e neuropsicologia na obra de Vigotski. Psicol. estud., Dez 2012, vol.17, no.4, p.699-709. Disponível em:  www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722012000400016&lng=pt&nrm=iso

MAHEIRIE, Kátia et al. Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência. Estud. psicol. (Campinas), Mar 2015, vol.32, no.1, p.49-61. Disponível em:   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000100049&lng=pt&nrm=iso

DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., 2019, vol.45. Disponível em:   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400015&lng=pt&nrm=iso

 SMOLKA, Ana Luiza Bustamante et al. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educ. Soc., Mar 2015, vol.36, no.130, p.219-242. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302015000100219&lng=pt&nrm=iso

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A memória em questão: uma perspectiva histórico-cultural. Educ. Soc., Jul 2000, vol.21, no.71, p.166-193  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302000000200008&lng=pt&nrm=iso

ANDRADE, Joana de Jesus de; Smolka, Ana Luiza Bustamante A construção do conhecimento em diferentes perspectivas: contribuições de um diálogo entre Bachelard e Vigotski. Ciênc. educ. (Bauru), 2009, vol.15, no.2, p.245-268. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000200002&lng=pt&nrm=iso

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; GENTIL, Mônica Salles Duas revistas, três artigos, múltiplas vozes: um estudo sobre modos de dizer e posições sociais em textos para professores. Cad. CEDES, Ago 2004, vol.24, no.63, p.193-213. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622004000200005&lng=pt&nrm=iso

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Cad. CEDES, Abr 2000, vol.20, no.50, p.26-40. Disponível em:   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100003&lng=pt&nrm=iso

Smolka, Ana Luiza Bustamante. Apresentação. Cad. CEDES, Abr 2000, vol.20, no.50. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622000000100001&lng=pt&nrm=iso

BATISTA, Cecília Guarnieri; SMOLKA, Ana Luiza Resenha: delritmo al símbolo. Los signos en el nacimiento de la inteligência. O novo livro de Cíntia Rodríguez. Psicol. Reflex. Crit., 2008, vol.21, no.2, p.345-348. Disponível em:    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722008000200022&lng=pt&nrm=iso

SMOLKA, Ana Luiza B., ALMEIDA, Ana Maria; JEFFREY, Débora Cristina Editorial. Pro-Posições, Dez 2014, vol.25, no.3, p.15-18. Disponível em:   http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000300001&lng=pt&nrm=iso

 

Ana Lúcia Horta Nogueira

NOGUEIRA, A. L. H.. Como analisar o métier do professor alfabetizador?: Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva histórico-cultural e da Clínica da Atividade. Horizontes, v. 39, p. 1-27, 2021.

 

COSTA, M. C. B. ; NOGUEIRA, Ana L H . Entre o escrito e o lido, o vivido: o computador como ponte para participação social. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), v. 31, p. 194-206, 2020.

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; Concepções de "trabalho docente": as condições concretas e os discursos das prescrições oficiais. Educ. Soc. [online]. 2012, vol.33, n.121, pp.1237-1254. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302012000400017&script=sci_abstract&tlng=pt

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; SILVA, Maísa Alves and Colombo, Silmara Regina O Trabalho do Professor em Propostas do PNLD de Ensino de Língua Portuguesa. Educ. Real., Mar 2018, vol.43, no.1, p.313-336. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000100313&lng=en&nrm=iso

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta; CATANANTE, Ingrid Thais Trabalho docente e desenvolvimento das atividades simbólicas: considerações para o ensino fundamental de nove anos. Educ. Pesqui., Abr 2011, vol.37, no.1, p.175-190. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022011000100011&lng=en&nrm=iso

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Concepções de "trabalho docente": as condições concretas e os discursos das prescrições oficiais. Educ. Soc., Dez 2012, vol.33, no.121, p.1237-1254. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400017&lng=en&nrm=iso

 

Lavínia Lopes Salomão Magiolino

 

 

MAGIOLINO, L. L. S.; SILVA, D. N. H. . IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO COMO POTÊNCIA PARA A LIBERDADE: SUBVERTENDO A LÓGICA DA VIOLÊNCIA NA JUVENTUDE. FRAGMENTOS DE CULTURA, v. 2, p. 227-238, 2021.

SILVA, Daniele Nunes Henrique; Magiolino, Lavínia Lopes Salomão. DIMENSÕES (EST)ÉTICAS E POLÍTICAS DA PAIXÃO ENTRE SIMONE E NELSON. Psicol. Soc., Abr 2016, vol.28, no.1, p.45-54. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822016000100045&lng=en&nrm=iso

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. A significação das emoções no processo de organização dramática do psiquismo e de constituição social do sujeito. Psicol. Soc., 2014, vol.26, no.spe2, p.48-59. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822014000600006&lng=en&nrm=iso

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Afetividade e/na educação: sentir e expressar na experiência (est)ética. FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, v. 5, p. 156-183, 2013. Disponível em: http://taurus.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/119305/1/ppec_8635414-4727-1-PB.pdf

POZZA, Lívia Palhares; MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. VIGOTSKI E A TRAGÉDIA DE HAMLET, PRÍNCIPE DA DINAMARCA: A CRÍTICA DE LEITOR COMO LEITURA DISSONANTE. Linha Mestra, v. 1, p. 805-809, 2018. Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/download/238/260