Teses e Supervisão de Pós-doutorado

Orientadora: Maria Cecilia Rafael de Góes.

CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado de. Por detrás dos muros de uma instituição asilar: um estudo sobre o desenvolvimento humano comprometido pela deficiência. 1997.  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251750>

MARTINCOWSKI, Terezinha Maia. A constituição temática de textos infantis: examinando aspectos da relação escritor/leitor. 1995. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252196>

LACERDA, Cristina B. F. de. Os processos dialógicos entre aluno surdo e educador ouvinte: conhecimentos. 1996. 153f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251612>

ROMANELLI, Lilavate Izapovitz. Concepções do professor sobre seu papel mediador na construção do conhecimento do conceito átomo. 1992. [286]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252762>

FREITAS, Ana Paula de. Zona de desenvolvimento proximal: a problematização do conceito através de um estudo de caso. 2001. 137p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251042>

Zilda Maria Gesuelli. A criança surda e conhecimento construído interlocução em língua de sinais. 1994. - Universidade Estadual de Campinas, (Impresso)

Orientador: Angel Pino Sirgado.

SILVA, Daniele Nunes Henrique. Imaginação, criança e escola: processos criativos na sala de aula. 2006. 160p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252412>

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Filhos da lua: a ausência de relações sociais de reconhecimento em crianças que vivem em instituições de atendimento a infância. 2006. 245p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252449>.

FRANCO, Marcelo Araújo. O ambiente virtual: uma investigação sobre a relação entre tecnica e semiótica. 2003. 183 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253195>

BARRETO, Maria Aparecida Santos Correa. A representação da morte na criança da periferia: um estudo de casos. 2003. 170 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253378>.

REIS, Renato Hilario dos. A constituição do sujeito político, epistemológico e amoroso na alfabetização de jovens e adultos. 2000. 245 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251411>

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Bianca: o ser simbólico: para além dos limites da deficiência mental. 2000. 233 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250876>

ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi de. Quem vê cara não vê coração: leitura e surdez: um estudo com adultos não oralizados. 1998. [174]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252553>

RAMOS, Lilian Maria Paes de Carvalho. Educação de/na rua: o que e, o que faz, o que pretende. 1997. 300 f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253241>.

ANGELO, Roberto Breton de. Da gênese artística: Um estudo do processo criador em fotografia. 1994.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP

LAJONQUIÈRE, Leandro de. De Piaget a Freud: notas para repensar o erro na aprendizagem: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 1992. [315]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253140>.

LAGO, Mara Coelho de Souza. Modos de vida e identidade: um estudo sobre sujeitos no processo de transformação social, na ilha de Santa Catarina. 1991. [329]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251886>.

 

Orientadora: Luci Banks Leite.

NASSIF, Silvia Cordeiro. Reflexões sobre o conceito de musicalidade: em busca de novas perspectivas tericas para a educação musical. 2005. 225 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252647>

SILVA, Regina Pinheiro de Oliveira e. O ensino da argumentação = o enfoque dos livros didáticos de língua portuguesa no ensino fundamental. 2010. 235 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251331>

MARCHESAN, Eduardo Caliendo. X para o trabalho: genealogia de uma evidência. 2014. 275 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253941>.

ABRANTES, Angelo Antonio. A educação escolar e a promoção do desenvolvimento do pensamento = a mediação da literatura infantil. 2011. 249 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250972>

COSTA, Sandra Regina Dias da. Diálogo entre neurociências e a perspectiva histórico-cultural: as funções executivas na educação infantil. 2015.175 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305009>

PALHARES, Odana. No avesso do problema de aprendizagem = por uma clínica do aprender. 2010. 201 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251602>.

QUAST, Karin. Discurso interior e o processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira. 2009. 298 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251696>.

ALTHAUS, Dalvane. Aspectos da formação e do papel do interveniente na Clínica da Atividade: um estudo de caso em situação de autoconfrontação. 2019. 1 recurso online (163 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335042>

 

Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka

GENTIL, Mônica Salles. Revistas da área da educação e professores: interlocuções. 2006. 160p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253268>

Epifanio Espinosa Tavera. Los maestros y la apropiación de perspectivas pedagógicas para la enseñanza del leguaje escrito en el contexto de un programa de asesoramiento. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Doctorado) - Centro de Investigación y Estudios Avanzados, . Co-Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka.

ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. Crianças, televisão e animes: intertextos. 2005. 204 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253123>.

CARVALHO, Maria de Fatima. A relação do sujeito com o conhecimento: condições de possibilidades no enfrentamento da deficiência mental. 2004. 196p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252795>

CRUZ, Maria Nazaré da. Imaginação, conhecimento e linguagem: uma análise de suas relações numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano. 2002. 84 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252208>.

BRAGA, Elizabeth dos Santos. Memória e narrativa: da dramática constituição do sujeito social. 2002. 207 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253052>

OLIVEIRA, Ivone Martins de. O sujeito que se emociona: signos e sentidos nas práticas culturais. 2001. 190p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252951>.

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. O sujeito e as normas: as práticas discursivas na instituição escolar. 2001. 129p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252188>

KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Modos de participação e constituição de sujeitos nas práticas sociais: a institucionalização de Pessoas com deficiência Múltiplas. 1999. 123f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250712>.

MACHADO, Andréa Horta. Aula de química: discurso e conhecimento. 1999. 149f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253279>

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Interação e silêncio na sala de aula. 1997. 100f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252664>.

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. Como nos tornamos professoras?: aspectos da constituição do sujeito como profissional da educação. 1997. 212f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252729>

LEME, Maria Eduarda Silva. Pessoas com deficiência e trabalho = o discurso de sujeitos e instituições. 2010. 169 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251426>

DAINEZ, Débora. Constituição humana, deficiência e educação: problematizando o conceito de compensação na perspectiva histórico-cultural. 2014. 125 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254176>.

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano: um estudo teórico da obra de Vigotski. 2010. 187 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251431>

ANDRIANI, Ana Gabriela Pedrosa. Imaginação, imaginário, jogos de imagens: adolescência, escola e família nas relações de ensino. 2009. 129 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251779>

BRITO, Ana Paula Souza. Orientador/a pedagógico/a: o que você faz na escola?: uma análise dos diferentes estilos e do gênero de atividade. 2017. 1 recurso online (202 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330301>.

VASCONCELOS, Beatriz Nogueira Marques. Modos de participação e apropriação da cultura: vida, escola e mídia na educação infantil do campo. 2016. 1 recurso online (154 p.).  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/321779>

COTTA, Maria Amélia de Castro. Personagens femininas e personagens infantis nos contos de Grimm: um estudo de imagens e relações. 2011. 120 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251118>

MANINI, Daniela. O ensino de língua em acontecimento: limites e possibilidades para o ensino de Português, no ciclo 3, na rede pública municipal de Campinas/SP. 2015. (206 p.) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305005>.

TEMPESTA, Maria Cristina Silva. Modos de os professores se referirem ao conhecimento pedagógico no exercício da profissão. 2009. 140 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251528>.

ANDRADE, Joana de Jesus de. Modos de conhecer e os sentidos do apre(e)nder: um estudo sobre as condições de produção do conhecimento. 2008. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251764>

ANJOS, Daniela Dias dos. A profissão docente em questão: gênero de atividade, gênero de discurso e habitus. 2013. 225 p.  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251019>.

SOUZA, Flávia Faissal de. Políticas de educação inclusiva: análise das condições de desenvolvimento dos alunos com deficiência na instituição escolar. 2013. 277 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250860>.

FERREIRA, Maria Cecilia Carareto. A pratica educativa e a concepção de desenvolvimento psicológico de alunos com deficiência mental. 1994. 160f.  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253880>

GUIMARÃES, Núbia Silvia. O trabalho com literatura e o desenvolvimento cultural de adultos e crianças na educação infantil. 2017. 1 recurso online (260 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330974>

MOTA, Lauro Araújo. A constituição social da pessoa surda/com deficiência auditiva: um estudo na região dos Inhamuns cearense. 2019. 1 recurso online (120 p.) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/346275>

KAWAMURA, Eduardo Alessandro. A relação entre a violência e a masculinidade a partir da Psicologia Histórico-Cultural: sobre o desenvolvimento da personalidade e o domínio da conduta. 2021. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/362485>

 

Supervisão de pós-doutorado

Luciane Maria Schlindwein - Universidade Estadual de Campinas (2019).

Tania Regina de Souza Romero - Universidade Estadual de Campinas (2007). 

Sonia Urt - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002).