Dissertações de mestrado

Orientadora: Maria Cecilia Rafael de Góes.

FERREIRA, Daniele Henrique Silva. O brincar e a linguagem: um estudo do jogo do "faz de conta" em crianças surdas. 1998. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252574>

LEAL, Maria Graziela. A relação família-escola e o papel do psicólogo escolar. 1998. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Orientadora: Maria Cecilia Rafael de Góes

FREITAS, Ana Paula de. A construção de narrativa por adolescentes com sindrome de Down: um estudo da dinamica interativa na sala de aula. 1996. [85] f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252518>

POTTKER, Rosemary Sartori. A criança e a aprendizagem de normas na escolarização inicial. 1995. 103f.  - Universidade Estadual do Centro Oeste. Orientadora: Maria Cecilia Rafael de Góes. (Impresso)

ROCHA, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da. A constituição social do brincar: modos de abordagem do real e do imaginario no trabalho pedagogico. 1994. [185]f.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253800>.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de historias ao contrario. 1994. 172f.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253861>

RIBEIRO, Maria Jose. O atendimento a criança hospitalizada: um estudo sobre serviço recreativo-educacional em enfermaria pediatrica. 1993. [161]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252988>

SILVA, Silvia Maria Cintra da. Condições sociais da construção do desenho infantil. 1993. [171]f.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253752>

LACERDA, Cristina B. F. de. Relações do processo de escrita com esferas da atividade simbólica em crianças submetidas ao ensino especial. 1992. [151]f.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253688>.

 

Orientador: Angel Pino Sirgado.

LEME, Maria Eduarda Silva. A representação da realidade em pessoas cegas desde o nascimento. 2003. 126 p.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252901>

FABRI, Adjuto de Eudes. O papel desempenhado pela lingua brasileira de sinais na produção escrita de alunos surdos. 2001. 123p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252179>

DELARI JUNIOR, Achilles. Consciência e linguagem em Vigotski: aproximações ao debate sobre a subjetividade. 2000. 224p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252799>

SANTOS, Sheila Daniela Medeiros dos. Sinais dos tempos: marcas da violencia em diferentes modos de linguagem da criança. 1998. 240f.  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251303>

ANDRADE, Sonia Maria Aranha Rodrigues de. Fora e sempre dentro: notas criticas sobre o conceito de integração social relacionado as pessoas surdas. 1997. 72f. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252784>

SILVA, Flavio Caetano da. A percepção que as professoras têm da professora primária. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Impresso)

PRADO, Marysia Mara Rodrigues do. Des-cobrindo o lúdico: a vivencia ludica infantil na sociedade moderna. 1991. [125]f.  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, [SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251926>

LADEIA, Carlos Rodrigues. Uma análise da praxis nas publicações brasileiras sobre a formação do professor de 1a. a 4a. serie nas decadas de 70 e 80. 1995. 209f.  Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253053>

 

Orientadora: Luci Banks Leite.

MAGRO, Raquel Souza. Professora substituta, auxiliar de professor ou professora auxiliar... Afinal quem somos nós?. (2008) 120 p. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252007>.

VENANCIO, Adriana Gomes. A criança como artesã das palavras: o trabalho com a poesia na educação da infância. 2007. 111p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252527>.

OLIVEIRA, Sabrina Moreira de Morais. Linguagem, ideologia e conhecimento: novas perspectivas para se compreender o jornalismo. 2006. 170 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253364>.

BUENO, Miriam Lara Piloni Borges. Oralidade e escrita: uma relação de complementaridade. 2003. 90f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253192>.

BARBOSA, Maria Flavia Silveira. Processos de significação da escrita rítmica pela criança. 2001. 111p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253382>..

SILVA, Marilia da Piedade Marinho. A construção de sentidos na escrita do sujeito surdo. 1999. 107 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251000>

KANASIRO, Augusto Hatiki. Adolescência e escolarização: aspectos do cotidiano de alunos de escolas técnicas de São Paulo. 2014. 272 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254177>

FARIA, Thaís Brando Balázs da Costa. Aproximações entre a antropologia interpretativa de Clifford Geertz e a perspectiva histórico-cultural de Lev Vigotski. 2014. 90 p. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254133>

ROCHA, Juliano Guerra. Marcas argumentativas em narrativas infantis. 2012. 191 p. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251358>.

LIMA, Anna Paula Rolim de. A argumentação oral no contexto do agrupamento multietário da educação infantil do município de Campinas. 2013. 114 p. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250836>

BARBOSA, Mozilene Neri. O grande diálogo da literatura em bibliotecas públicas. 2016. (113 p.). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305003>.

 

Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka

BORTOLETTO, Maira. Ideologias animadas: a criança e o desenho. 2008. 118 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251827>.

ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar?: histórias de professoras, histórias da profissão docente. 2006. 178p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252598>

DOMINGUES, Celma dos Anjos. Modos de participação e apropriação de práticas sociais: um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiencia visual. 2004. 156 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253548>

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Emoções: uma discussão sobre modos de conceber e teorizar. 2004. 101p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253586>

PEREIRA, Jose Amancio Tonezzi Rodrigues. A arte do ator e o ato do afásico. 2003. 121 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253651>.

ANDRIANI, Ana Gabriela Pedrosa. A cor da pele: significações constituídas nas relações. 2003. 125 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252820>

SOUZA, Flávia Faissal de. O corpo dança. 2001. 113 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253678>.

LUZ, Ângela de Oliveira Camargo. Será que precisa aprender isso?: um estudo sobre as condições e possibilidades de abstração em jovens com deficiência mental. 1999. 125 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250884>

TEMPESTA, Maria Cristina Silva. A participação do aluno na constituição do conhecimento do adulto-professor: as intersubjetivas no contexto educacional. 1999. 115 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251242>

SILVA, Maria do Pilar Cunha e. Os modos de compreensão e a leitura na escola. 1998. 135f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253073>

STADLER, Rita de Cassia da Luz. Ensino de língua portuguesa: um espaço para o discurso discente. 1997. 194 f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251435>.

GENTIL, Mônica Salles. "Em cima da hora? O que é isso?" Palavras em uso e a elaboração conceitual em um contexto pré-escolar. 1997. 73f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253371>

LEITE, Cesar Donizetti Pereira. Escritas e sujeitos: histórias de inter-constituição. 1996. 90f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252546>

BRITO, Ana Paula Souza. Orientação pedagógica = um trabalho de atuação e intervenção no contexto escolar. 2011. 215 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251092>.

PINTO FILHO, José Carlos. Relações de alteridade na constituição da professora: um estudo de caso. 2015. 95 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/319154>

CAMARGO, Andréia Regina de Oliveira. A utilização de instrumentos tecnológicos no cotidiano escolar: condições, interações, possibilidades e impactos nas relações de ensino. 2013. 116 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250795>

MARIUTTI, Mariana Martins Volpato. A dimensão pedagógica no métier da diretora. 2017.  (190 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331016>.

RIBEIRO, Gisele Alves. O desenvolvimento cultural da criança no coletivo da creche: marcas de um processo compartilhado. 2017. 1 recurso online (115 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330986>

MARQUES, Eneida Fatima. Literatura e história no ensino: uma análise de vídeos didáticos. 2002. 104 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252175>.

DIAS, Daniele Pampanini. O trabalho com literatura no primeiro ano do ensino fundamental: modos de participação das crianças na elaboração do sentido estético. 2017. 1 recurso online (160 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/325310>

BUSCARIOLO, Ana Flávia Valente Teixeira. O texto livre como instrumento pedagógico na alfabetização de crianças. 2015. 199 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/254002>

DECIETE, Nilce. Tecendo os sentidos de alfabetização: repercussões do letramento e as relações de ensino em foco. 2013. 126 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250848>

FERREIRA, Sueli. Figuração e imaginação: um estudo da constituição social do desenho infantil. 1996. 157f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252548>.

CRUZ, Maria Nazaré da. Palavras e gestos no jogo interativo: um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçário de creche. 1995. 133f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253799>.

CAMPOS, Nilce Altenfelder Silva de Arruda. O insucesso escolar: um estudo sobre as condições e concepções existentes nas instituições família/escola. 1995. 145f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253811>

BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memória em um contexto pré-escolar. 1995. 123f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252121>

CARVALHO, Maria De Fatima. Aspectos da Dinâmica Interativa No Contexto da Educação de Jovens Com Síndrome de Down. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka.

AMANCIO, Lazara Nanci de Barros. O Espaço da Cartilha Na Sala de Aula. 1994. - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka.

CHAKUR, Silvana Saraiva. Interações e construção do conhecimento no deficiente mental: um estudo na pré-escola do ensino regular. 1994. [111]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/253798>

OLIVEIRA, Ivone Martins de. Identidade e interação na sala de aula: pré/conceito e auto/conceito. 1993. 154f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253060>.

BRAGA, Ana Lucia de Abreu. Professores em serviço: analise de um processo de (trans)formação. 1993. 98f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250724>

KASSAR, Mônica De Carvalho Magalhães. A deficiência mental na voz das professoras. 1993. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Disponível em: <http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=407&listaDetalhes%5B%5D=407&processar=Processar>

LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Teoria e pratica na educação: as relações de poder na escola. 1991. [67]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251924>

FONTANA, Roseli Aparecida Cação. A elaboração conceitual na dinâmica das relações de ensino. 1991. [248]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251944>.

AGUIAR, Carmen Maria. Educação, cultura e criança. 1991. [148]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/250732>.

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. A atividade pedagógica e a apropriação da escrita. 1991. [97]f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251950>

FALSARELLA, Marcia Aparecida Goulart. O texto-livre: das condições de produção a leitura do real. 1989. 125f. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251717>

MAZZILLI, Sueli. O estado da pedagogia: repensando a partir da pratica. 1989. 145f. -Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252809>

RIBEIRO, Nadea Regina Gaspar. A bibliotecária também como educadora: analise de uma experiência em torno da leitura. 1989. 96, [31]f. -Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252268>.

SANTOS, Thelma Belo Anacleto dos. Palavras de cidadania(s) = discursos, percursos e significações. 2010. 135 p. - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/251427>

 

Orientadora: Ana Lúcia Horta Nogueira

OLIVEIRA, Juliana Soares. Os discursos das/os jovens na escola: dialogia e desenvolvimento cultural. 2018. (120 p.)  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332069>

SILVA, Patrícia Lopes da. Construir e brincar com jogos de regras: relações entre os processos de imaginação e conceitualização no ensino fundamental. 2019. 1 recurso online (151 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/334640>

OLIVEIRA, Maria Carolina Branco Costa Antunes de. Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental . 2020. 1 recurso online ( 164 p.) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/351978>

OLIVEIRA, Marina Filier de. Mediação e linguagem na apropriação das práticas matemáticas escolares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 1 recurso online ( 156 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/352473>

BRAZ, Elaine Cristina Nochelli. Justiça restaurativa e violência na escola: análise de uma experiência a partir da perspectiva histórico-cultural. 2020.  Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/356102>

 

Orientadora: Lavínia Lopes Salomão Magiolino.

CURI, Juana Marques Pereira. O bilinguismo no desenvolvimento infantil: contribuições de estudos e pesquisas em uma perspectiva histórico-cultural. 2019. 1 recurso online (149 p.). - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/335912>

LEMOS, Ana Stela Couto. A dimensão do afeto no desenvolvimento cultural da criança. 2018. (157 p.).  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332267>

OLIVEIRA, Weber Suhett. O problema da vontade em Vigotski: uma discussão teórica sobre os processos volitivos. 2019. ( 120p.) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343685

POZZA, Lívia Palhares. Arte e educação estética na obra de L. S. Vigotski: um estudo teórico em diálogo com autores contemporâneos. 2018 (117 p.).  - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332092>

FRACETTO, Patrícia. Emoção e imaginação no trabalho com crianças pequenas na educação infantil : um estudo exploratório com base nas ideias de Vigotski. 2020.  Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/354866>